Faculdade ou concurso eis a questão

Alô estudante e ai tudo maravilha?

Bem hoje venho aqui tratar de um assunto que deixa muitas pessoas pensando.Logo após terminar o ensino médio muitos ficam em duvida quanto ao destino, se devem arrumar um emprego e tentar fazer uma faculdade particular ou se fazem um cursinho e prestam vestibular em uma publica .Bom ai vem eu pra fazer você pensar, faculdade particular muitas vezes os professores nem são tão bons e ainda você vai se matar pra pagar o curso,os caras vão te sacanear nas notas pra você pagar DP pois isso é interessante pra faculdade. Já a  faculdade publica é bem mais reconhecida, alguns professores muito bem conceituados e tal , você vai fazer um ano de cursinho ou dois ou até três quem sabe e vai passar ok, mas ai vem a duvida de tudo isso: Apos se ferrar por uns cinco anos na faculdade publica ou privada você tem a garantia que vai conseguir um emprego na sua area de formação? E a resposta é desanimadora amigos pois em todo lugar se você reparar tem gente formada trabalhando nas mais diversas profissões que inclusive não exige nenhum conhecimento, ou seja você estuda cinco anos e trabalha num serviço que não exige nada como pré requisito, e isso é fato. Não é conversa pra boi dormir não amiguinhos. Eu sou a prova viva disso pois em todas as entrevistas que eu fui com meu diploma a pergunta que me eliminava era a seguinte: Você tem experiencia? E isso já me quebrava as pernas. Por isso hoje o conselho que eu dou pra vocês é esse: faça concurso publico. Vamos pegar por exemplo o cargo de escrevente técnico judiciário que exige nível médio.  Você vai estudar por um ano mais ou menos, se você pagar um curso preparatório é melhor ainda, com o que você iria gastar pra pagar um mês da faculdade você paga o curso completo quase e se você passar na prova vai ganhar em torno de R$ 4000,00 por mês apenas sendo formado no ensino médio brother, já na faculdade você vai estudar por uns quatro anos como no meu caso, vai gastar muito dinheiro, mas muito mesmo e depois de quatro anos você pode não conseguir ganhar mais que mil reais, ou seja, é muito esforço pra pouco dinheiro certo. Bom amigos desejo a vocês uma otima semana e bons estudos.    

Comentários

  1. Falou tudo, Jonatan!! Infelizmente, essa é a realidade. Estou passando por tudo isso que vc comentou. O ano passado tive muitos aborrecimentos com o ensino privado, principalmente com essa questão da DP. Hoje eu não recomendo curso em faculdade privada pra ninguém, salvo algumas que são sérias e não se preocupam somente com os lucros, mas, infelizmente são poucas.

    Quanto a questão do emprego, ja era o tempo que o diploma de ensino superior garantia vaga no mercado de trabalho, mesmo para aquelas carreiras que dizem estar faltando profissionais. O mercado está muito concorrido e exigente, as empresas pedem experiência até para os cargos de estagiário, eu acho um absurdo isso... Sem contar que elas aplicam processos seletivos muito subjetivos e injustos. E também tem a questão do "QI" que acontece muito por aí.

    Eu prefiro muito mais tentar uma vaga em algum serviço público do que participar desses processos seletivos das empresas privadas. Porque pelo menos, o processo seletivo em organizações públicas é mais objetivo e justo, pois depende muito mais de seu esforço e dedicação. Se você estudou, terá mais chances de passar, e mais cedo ou mais tarde, conseguirá entrar, com certeza. Sem contar, a estabilidade que você ganhará. O que não acontece nas empresas privadas que a qualquer momento poderá ser mandado embora, mesmo por motivos banais.Portanto,acho muito melhor investir em concursos. Abraço!

    José Augusto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O retorno dos estudos

Pensar fora da caixa